sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Jean-Michel Basquiat
Jean-Michel Basquiat (22 de dezembro 1960, Brooklyn, Nova Iorque - 12 de agosto de 1988, Nova Iorque) foi um artista americano. Ele ganhou popularidade primeiro como um grafiteiro na cidade onde nasceu e então como neo-expressionista. As pinturas de Basquiat ainda são influência para vários artistas e costumam atingir preços altos em leilões de arte.
Basquiat tinha ascendência porto-riquenha por parte de mãe e haitiana por parte de pai. Desde cedo mostrou uma aptidão incomum para a arte e foi influenciado pela mãe, Matilde, a desenhar, pintar e a participar de atividades relacionadas ao mundo artístico. Em 1977, aos 17 anos, Basquiat e um amigo, Al Diaz, começaram a fazer grafite em prédios abandonados em Manhattan. A assinatura era sempre a mesma: "SAMO" ou "SAMO shit" ("same old shit", ou, traduzindo, "a mesma merda de sempre"). Isso gerou curiosidade nas pessoas, principalmente pelo conteúdo das mensagens grafitadas. Em dezembro de 1978, o veículo Village Voice publicou um artigo sobre as escrituras. O projeto "SAMO" acabou com o epitáfio "SAMO IS DEAD" (SAMO está morto) escrito nas paredes de construções do SoHo novaiorquino.
As primeiras telas de Basquiat foram as paredes da cidade onde ele difundiu as suas mensagens. Olhando além do significado de infantil de representação da grande cidade e da verdadeira imagem dos seres humanos, a obra de Basquiat é claramente uma arte de fúria e de rebelião, mas retém sempre os engenhosos jogos de palavras da sua fase dos graffitis. A coroa e o símbolo do copyright são as características mais obvias do período graffiti para as pinturas e desenhos posteriores.
Basquiat começou a ser mais amplamente reconhecido em junho de 1980 quando participou do The Times Square Show, uma exposição de vários artistas patrocinada por uma instituição de nome "Colab". Em 1981, o poeta, crítico de arte e "provocador cultural" Rene Ricard publicou um artigo em que comentava sobre o artista. Isso ajudou a catapultar de vez a carreira de Basquiat internacionalmente. Nos anos consecutivos, Basquiat continuou a exibir sua obra em Nova yorque ao lado de artistas como Keith Haring e Barbara Kruger. Também realizou exposições internacionais com a ajuda de galeristas famosos.
Já em 1982, Basquiat era visto freqüentemente na companhia de Julian Schnabel, David Salle e outros curadores, colecionadores e especialistas em arte que seriam conhecidos depois como os "neo-expressionistas". Ele começou a namorar, também, uma cantora desconhecida na época, Madonna. Neste mesmo ano, conheceu Andy Warhol, com quem colaborou ostensivamente e cultivou amizade.
Dois anos depois, em 1984, muitos de seus amigos estavam preocupados com seu uso excessivo de drogas e seu comportamento paranóico. Basquiat, então, já estava viciado em heroína. No dia 10 de fevereiro de 1985, Basquiat foi capa da revista do The New York Times, em uma reportagem dedicada inteiramente a ele. Com o sucesso, foram realizadas diversas exposições internacionais em todas as maiores capitais européias.
Basquiat morreu de um coquetel de drogas (uma combinação de cocaína e heroína conhecida popularmente como "speedball") em seu estúdio, em 1988. Após sua morte, um filme que levava seu nome foi lançado contando sua biografia, dirigido por Julian Schnabel e com o ator Jeffrey Wright no papel de Basquiat.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Renan Martins
Michelangelo nasceu em Caprese, na Toscana, o segundo de cinco filhos. Seu pai, Ludovico,[1] quando residente em Caprese, era um magistrado. Michelangelo cresceu em Florença e mais tarde viveu com um escultor e sua esposa na localidade florentina de Settignano, onde seu pai tinha uma mina de mármore e uma pequena fazenda.
Contra a vontade de seu pai, o canhoto Michelangelo escolheu ser aprendiz de Domenico Ghirlandaio por três anos começando em 1488. Também foi aprendiz, na escultura, de Bertoldo di Giovanni. Impressionado com a técnica de Michelangelo, Ghirlandaio recomendou-o para Florença para estudar com Lourenço de Médici. De 1490 a 1492, Michelangelo frequentou a escola de Lourenço e durante sua estada, seria influenciado por muitas pessoas proeminentes, e pela filosofia platônica da época, que modificariam e expandiriam suas idéias na arte e ainda seus sentimentos sobre sexualidade.
Foi durante este período que Michelangelo criou dois relevos: a Batalha de Centauros e a Madonna da Escada. A primeira obra foi baseada em um tema sugerido por Poliziano e encomendada por Lourenço de Médici. Após sua morte, Michelangelo deixou a corte dos Medici. Nos meses seguintes, produziu um crucifixo de madeira para o pároco da Igreja de Santa Maria del Santo Spirito, que tinha o deixado estudar anatomia a partir de alguns cadáveres do hospital da Igreja.
Pedro de Médici, filho mais velho de Lourenço de Médici, recusou-se a financiar o trabalho artístico de Michelangelo. Também nessa época, as idéias de Savonarola tornaram-se populares em Florença. Sob tais pressões, Michelangelo decide sair definitivamente de Florença e vai para Bolonha por três anos. Logo depois, o Cardeal San Giorgio compra a obra de Michelangelo em mármore Cupido e decide chamá-lo a Roma em 1496. Influenciado pela antiguidade de Roma, ele produz Baco e a Pietà. A Pietà foi uma encomenda do embaixador francês na Santa Sé. Apesar de praticamente se dedicar à escultura, Michelangelo nunca deixou de desenhar, ele desenhava por prazer de segurar o lápis.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Maurits Cornelis Escher
província holandesa de Friesland. Os seus pais George Arnold
Escher e Sarah Gleichman Escher tiveram 3 filhos, entre os quais
Maurits ( que seus pais tratavam-lhe afectivamente por Mauk)
era o mais novo. Seu pai, George, trabalhava como Engenheiro Civil
e também como engenheiro chefe para um departamento do
governo. A sua família morava numa grande casa chamada
"Princessehof" ,que anos depois viria a tornar-se um museu
exibindo alguns dos trabalhos de M. C. Escher.
Ainda criança M. C. Escher mudou-se para Arnhelm com sua
família onde cursou o primeiro e o segundo grau. Em 1907
começou a aprender piano e carpintaria. No segundo grau suas
notas eram muito más a não ser nas aulas de artes, cuja
professora logo se cativou muito cedo pelo seu talento indiscutível
e o incentivou-o bastante.
Em 1917 a família Escher estava a mudar-se para Oosterbeek.
Durante este ano e os seguintes M. C. Escher estava muito
envolvido com literatura, e viria a escrever os seus primeiros
poemas .
Em
Em 1917 a família Escher estava a mudar-se para Oosterbeek.
Durante este ano e os seguintes M. C. Escher estava muito
envolvido com literatura, e viria a escrever os seus primeiros
poemas .
Durante este período difícil Escher fez vários desenhos e
começou a trabalhar com madeira. Foi durante esta época que
Escher começou a ser reconhecido pela imprensa.
Escher e sua família foram visitar a Itália em 1921 , que se tornou
um dos lugares preferidos por Escher e isso influenciou muito os
seus trabalhos.
Em 1922 acompanhado de dois amigos Escher voltou para Itália,
duas semanas depois dele chegar os seus dois amigos voltaram
para Holanda e ele decidiu ficar e conhecer o interior da Itália,
passando por várias cidades nas quais ele fazia desenhos dos
campos, flores, casas e até de insectos.
Em 1944, durante a segunda guerra Escher sofreu uma grande
perda. O seu velho professor, Samuel de Mesquita, fora levado
pelos nazis e morto. Escher ajudou a proteger os trabalhos de
Mesquita e em 1946 organizou um memorial para Mesquita no
museu de Stedelijk.
Em 1923, foi o ano que Escher conheceu Jetta Umiker, que mais
viria a tornar-se sua esposa a 12 junho de 1924. Em 1926 comprou
uma grande casa em Roma onde nasceu seu filho George Escher no
mesmo ano. Alguns anos mais tarde em 1930 nasceu Arthur
Escher, segundo
Filho de M. C.
Escher.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Dom Quixote - Miguel de Cervantes
Em 2002 uma impressionante comissão de críticos, escolheu o livro Dom Quixote de la Mancha
como a maior obra de ficção de todos os tempos. O texto narra a triste
história de um cavalheiro no ritmo de um romance da cavalaria, composto por 126 capítulos, o livro tem amor, loucuras e divertimento de um pobre cavalheiro e seu fiel companheiro gorducho Sancho Pança.
O livro é dividido em duas partes: uma publicada em 1605 e a outra publicada em 1615.Os livros de cavalaria foram muito lidos pelo engenhoso fidalgo e o teriam levado à loucura. Cada capítulo do livro te uma fantástica ironia de cervantes, ele satiriza os cavaleiros comuns antes retratados.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
O livro é uma das coisas de maior importância da humanidade e um de nossos bens mais preciosos.Os livros hoje, servem como uma gigantesca fonte de informação e aprendizado para todos.
Na Idade Média, as pessoas não tinham muito espaço para se manifestar, pois tudo era imposto e controlado pela igreja.Em 1450, Gutenberg criou o prelo.(prelo é uma máquina que prensa as letras numa folha fazendo um livro obs: As letras eram feitas de metal e vários ajudantes trabalhavam no processo).
Com a criação desta máquina e mais tarde outras mais avançadas, o mundo passou a ter mais acesso ao conhecimento.
Hoje em dia com a internet, muitas pessoas não a aproveitam e deixam o conhecimento de lado.
domingo, 29 de março de 2009
sábado, 28 de março de 2009
quarta-feira, 18 de março de 2009
quarta-feira, 11 de março de 2009
sábado, 7 de março de 2009
sexta-feira, 6 de março de 2009
Excelentes apitos
As cigarras são reconhecidamente famosas por sua cantoria. O som agudo é, na verdade, um chamado para acasalamento emitido pelos machos. Cada espécie tem seu som distinto que atrai somente fêmeas de sua própria classe. Isso permite que várias espécies diferentes coexistam.
Imagem cedida por National Park Service Cigarra com asas abertas |
As cigarras são os únicos insetos capazes de produzir um som alto e singular. Algumas espécies maiores podem produzir um chamado maior que 120 decibéis numa variação próxima. Isto se aproxima do limiar da dor no ouvido humano! Espécies menores cantam em uma densidade tão alta que não podem ser ouvidas por humanos, mas podem fazer com que cães e outros animais uivem de dor.
O mecanismo utilizado pelas cigarras para cantar é complexo. Os órgãos que produzem sons são chamados de timbais. Os timbais são um par de membranas na base do abdômen. A cigarra canta contraindo os músculos timbais internos. Isso faz com que as membranas curvem-se para dentro, produzindo um som distinto. Quando estes músculos relaxam, os timbais retornam à posição original. Os cientistas ainda não conseguiram compreender plenamente como este mecanismo produz um volume tão alto.
As cigarras geralmente cantam durante o calor do dia. Além de atrair uma parceira, o ruído alto também repele pássaros. O som da cigarra é doloroso aos ouvidos dos pássaros e interfere em sua comunicação, dificultando a caça em grupos. Cigarras macho do mesmo grupo ficam juntos quando entoam o chamado para aumentar o volume total de ruído. Isso reduz as chances de ataques de pássaros para o grupo inteiro.
Até as cigarras devem se proteger do volume de sua própria cantoria. Cigarras macho e femêa possuem um par de largas membranas parecidas com espelhos chamadas de tímpanos, que funcionam como ouvidos. Os tímpanos são conectados a um órgão auditivo por um curto tendão. Quando um macho canta, o tendão reage, dobrando os tímpanos de maneira que não haja danos causados pelo som.quinta-feira, 5 de março de 2009
As formigas que vivem no subsolo criam túneis que permitem a circulação de ar pela terra, e isso torna a terra mais produtiva e beneficia a agricultura. Algumas espécies de formigas matam insetos nocivos que destroem plantações. Muitas espécies de formigas são nocivas; invadem casas e armazéns em busca de comida e podem destruir plantas, incluindo safras alimentícias. Inseticidas químicos são usados para matar formigas.